Casa Kubitschek

RAFAEL TEIXEIRA
MARCÍLIO GAZZINELLI
MARCÍLIO GAZZINELLI
MARCÍLIO GAZZINELLI

Inaugurado em 2013, o Museu Casa Kubitschek, instituição vinculada à Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, foi originalmente projetado para ser uma casa de campo no ano de 1943.

A residência também foi concebida com intuito de servir de modelo para outras construções que ocupariam as margens da Lagoa da Pampulha, local escolhido por Juscelino Kubitschek para implantar a modernidade na capital de Minas.

Durante a maior parte de sua história, a casa desempenhou funções de residência particular, finalidade para o qual foi projetado, estando sob os cuidados da família Kubitschek de 1943 a 1951. Quando o Sr. Juscelino Kubitschek se transferiu com sua família para a cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, e a família entendeu por bem, vender o imóvel ao seu assessor e amigo pessoal, Sr. Joubert Guerra.

A família Guerra, proprietária da Casa entre 1951 e 2005, foi a responsável por decorar o espaço, constituindo a belíssima coleção de móveis modernistas que compõem seu acervo, e cuidar de sua preservação para a comunidade belorizontina. A Sra. Juracy Guerra, esposa do Sr. Joubert Guerra, manifestou em diversas oportunidades o desejo de que o espaço viesse a se tornar um Museu e, após a desapropriação do imóvel conjuntamente com seus objetos de decoração, a Prefeitura iniciou os trabalhos para a restauração do edifício e seu acervo, e a preparação para a abertura do Museu ao público.

Espaços - Conjunto Moderno da Pampulha

MARCÍLIO GAZZINELLI

Museu de Arte da Pampulha

Casa do Baile 

MARCÍLIO GAZZINELLI

Casa Kubitschek

RAFAEL TEIXEIRA
DIVULGAÇÃO

Praça Dino Barbieri

Praça Dalva Simão

DIVULGAÇÃO